01/01/2010
Por que JERSEY JOPX?

FUNCIONALIDADE
RUSTICIDADE E ADAPTABILIDADE
POTENCIAL GENÉTICO
CONFORMAÇÃO
CONFIABILIDADE


O Gado Jersey com a marca JOPX vem sendo criado na Fazenda Ipiranga (Loanda - PR) desde o ano de 2003, quando foram adquiridos os primeiros animais de alguns dos melhores criatórios do Brasil, como a Fazenda Nogueira Montanhês (Piracaia -SP).

FUNCIONALIDADE
Desde o início de sua criação, a Fazenda Ipiranga - Jersey JOPX sempre buscou a funcionalidade para os seus animais, através de um rígido programa de seleção e melhoramento genético. Apesar do grande potencial produtivo, os animais JOPX são selecionados para se adequarem ao sistema de criação da fazenda, em que a precocidade, a fertilidade, a rusticidade e a adaptabilidade são muito importantes. A fazenda busca alcançar a máxima produção de leite e sólidos possível, com um custo baixo. Os animais são criados em um sistema misto, permanecendo a pasto e sendo suplementados de acordo com as orientações do nutricionista.

RUSTICIDADE E ADAPTABILIDADE
O Jersey JOPX é recriado a pasto, com pouco sombreamento. As vacas também passam o período seco nas mesmas condições. Por outro lado, a fazenda está localizada em uma região muito quente, aonde as temperaturas são altas praticamente o ano todo. Esta conjuntura confere ao Jersey JOPX uma grande resistência ao calor.
No quesito rusticidade, outro aspecto relevante diz respeito à resistência a parasitas. O gado Jersey da Fazenda Ipiranga convive, desde muito jovem, com os ectoparasitas que mais incomodam aos pecuaristas de todo o território nacional: carrapato e mosca-do-chifre. Desta forma, o Jersey JOPX não encontra problemas para se adaptar em qualquer lugar do Brasil.

POTENCIAL GENÉTICO
A base genética do plantel JOPX tem animais de excelência na raça Jersey. O criatório conta com filhas e/ou netas das grandes vacas trazidas para o Brasil pela Fazenda Nogueira Montanhês, tais como: Wilma, Sheila, Annette, Val, Go Top, Sunny, L Eva, entre outras. Além disto, a Fazenda Ipiranga trabalha intensivamente com o uso dos principais touros da raça Jersey no mundo, através do uso de técnicas avançadas de reprodução, como a IA (Inseminação Artificial), a TE (Transferência de Embriões) e a FIV (Fertilização In Vitro). Todos os acasalamentos são muito bem estudados, a fim de se produzir animais melhorados, com alto potencial para produção de leite e sólidos, sem se esquecer da conformação geral de cada indivíduo.

CONFORMAÇÃO
Infelizmente a conformação em vacas de leite é, ainda, um ponto controverso. Muitas pessoas não conhecem o seu verdadeiro valor no que tange à longevidade dos animais e, por conseguinte, aos custos de produção. Na Fazenda Ipiranga, a conformação é um dos pré-requisitos para a seleção dos animais, mais especificamente 4 características principais são avaliadas no Sistema de Classificação Jersey JOPX: Sistema Mamário, Pernas e Pés, Força Leiteira e Angulosidade. Estas características juntas fazem com que animais JOPX tenham uma ótima capacidade de produção, mas sejam rústicos e longevos. Além disto, a ótima conformação dos animais JOPX garante um grande sucesso nas exposições, haja vista que o criatório é um dos líderes do Ranking Paranaense há bastante tempo.

CONFIABILIDADE
A Fazenda Ipiranga mantém um rígido controle sobre seus animais, que são todos registrados junto à ACGJPR. As vacas têm 100% de Controle Leiteiro Oficial e Classificação Linear para Tipo. Aliás, o Jersey JOPX foi o primeiro rebanho totalmente classificado no Estado do Paraná. Além disto, o plantel é submetido a um amplo programa sanitário e recebe vacinas para uma grande variedade de doenças.

Como se pode notar, o Jersey JOPX da Fazenda Ipiranga reúne as características fundamentais para uma produção sustentável de leite e sólidos, com animais bastante produtivos, sem perder a rusticidade e o estilo!

Página Inicial | Mais Notícias


Fazenda: Rod. Loanda ao Trevo de Nova Londrina, Km 4,5 / Loanda - PR
Correspondência: Caixa Postal 73 / CEP: 87.900-000 / Loanda - PR
Fone: 044 9149-5453 (Vivo) ou 044 8864-0273 (Claro)
Email: marcelo@fazendaipiranga.com.br / MSN: ipiranga01@hotmail.com